SEO: fatores de posicionamento no Google para 2013

Investigadores do SearchMetrics acabam de apresentar um estudo sobre os fatores que determinam o posicionamento nos resultados naturais de procura do motor de busca Google para o ano de 2013.

Esse estudo foi realizado tendo em conta os fatores comuns das páginas bem posicionadas e a sua comparação com os sites mal posicionados.

É interessante verificar que as Keywords Links e EMD (Exact Mach Domain – domínios contendo keywords) perderam a relevância, tendo aumentado a importância das Marcas (Brands). Interação nas redes sociais e conteúdo de qualidade será o fator dominante. O número de backlinks continua a ser de extrema importância. Também continua a ser importante  a tecnologia SEO da página.

Interpretação do gráfico a seguir apresentado.

  • Barras cor-de-laranja: representam os aspetos sociais
  • Barras azul escuro: representam o relacionado com backlinks
  • Barras verdes: representam os aspetos técnicos da página
  • Barras azul claro: representam fatores relacionados com o conteúdo

seo - fatores de posicionamento para 2013No top 3 dos fatores mais relevantes, estão em primeiro lugar o Google+, seguido em igualdade do número de partilhas no Facebook e do número de backlinks.

Vêm depois os FB curtir e comentários, Pinterest e Twitter.

Só depois vêm outros fatores relacionados com backlinks, aspetos técnicos da página e conteúdo.

Fatores que antes eram determinantes para o posicionamento no google, como integração de vídeo, existência de keyword na URL, domínio ou títulos H2 deixou de ser relevante encontrando-se no final da tabela.

Atenção que existência de Adsense e keywords em títulos H1 é um fator de influência negativa no posicionamento SERP.

Fonte: http://www.searchmetrics.com/en/services/ranking-factors-2013/?inf_contact_key=395f5967921201a56601264a0db7107bb2e4d534aa5118ffd7f0025aa4bd0912

,

Comments are closed.