Como fazer a cópia (backup) do seu blog WordPress (I). Cópia da Base de Dados.

Backup da base de dados:

Um completo backup de um blog WordPress inclui a cópia de dois elementos:

  • O backup da base de dados
  • O backup dos ficheiros wordpress

Como efectuar facilmente o backup da base de dados:

A base de dados contém e representa todo o esforço, horas de trabalho e energia que você utilizou ao escrever os seus posts. Também contém todos os comentários inseridos, pelo que certamente é um componente importantíssimo no seu blog. É pois de vital importância manter consigo uma cópia da base de dados.

Existem duas maneiras de realizar cópias (backups) da base de dados. O método mais simples é utilizar um plugin (Opção 1).

Existe também a possibilidade de realizar backups com o auxílio do interface phpMyAdmin (Opção 2).

Opção 1: Cópia de segurança (backup) mediante o uso de plugins.

Existe uma enorme variadade de plugins para WordPress capazes de realizar correctamente a função de salvaguardar a base de dados do seu blog. Dois dos mais populares são o WP-DB-Backup e o WP-DBManager.

O meu preferido é o WP-DB-Backup, by filosofo. Não possui tantas opções como o WP-DBManager, mas é extremamente simples de usar e é capaz de realizar todas as tarefas que considero importantes. O problema do WP-DBManager é a sua “mania” de guardar os backups no servidor (online), o que não me parece a melhor ideia, por motivos óbvios.

Contudo, qualquer um desses plugins funcionam perfeitamente. Escolha aquele que lhe parecer melhor adaptado às suas necessidades.

O WP-DBManager oferece um maior número de opções (e você sempre pode apagar as cópis backup após fazer o download das mesmas).

O WP-DB-Backup é muito simples e tem um objectivo concreto, fazer a cópia (backup) da base de dados do seu blog.
Algumas das funcionalidades ofrrecidas pelo plugin são:

  • Gravar uma cópia (backup) no servidor onde está alojado o blog.
  • Gravar uma cópia no computador.
  • Receber por email uma cópia da base de dados (backup).
  • Automatizar os processos de realização dos backups e do envio dos emails.

Depois de instalar o plugin é importante definir a frequência com que o plugin vai realizar os backups e enviar os ficheiros por email. Essa frequência dependerá da quantidade de artigos que você produz por semana.

Opção 2: Cópia de segurança (backup) mediante o phpMyAdmin.

Na realidade não é necessário um plugin para fazer a cópia da base de dados. É possível realizar manualmente a cópia.

Seja muito cuidadoso sempre que mexer na base de dados diretamente. Apesar desta operação ser bastante simples e fácil de concretizar, as bases de dados são muito delicadas e o mínimo erro poderá ser fatal e irreversível. Se você não tem experiência com bases de dados aconselhamos o uso de plugins .

Para aqueles mais experientes ou destemidos, aconselhamos que assistam ao vídeo em que demonstramos como fazer o backup de uma base de dados através do painel phpMyAdmin.

, ,

Comments are closed.